Degradação

De acordo com os dados do Ministério, somente entre 2002 e 2008 foram desmatados 2.183 quilômetros quadrados de cobertura nativa no território gaúcho, o que representa uma média de 364 quilômetros quadrados de devastação por ano. Dentre as 19 cidades que mais destruíram a vegetação do Pampa, a campeã em área atingida é Alegrete, na fronteira-oeste, com 176 quilômetros desmatados em seis anos, segundo o levantamento feito pelo Centro de Monitoramento Ambiental do Ibama. Nessa lista, Sant'Ana do Livramento também teria conquistado lugar de destaque [..] a vegetação original do Pampa é composta por campos, vegetação de banhado, matas ciliares e manchas florestais nativas, onde a maior parte da vegetação corresponde aos campos. O processo não se caracteriza apenas como desmatamento, mas como uma substituição dessas áreas por edificações, estradas e barragens ou mesmo grandes plantações de soja, milho, arroz, silvicultura,entre outros.

  • Perda de vegetação e pastagens nativas
  •   Erosão
  • Desertificação,


Perda de vegetação e pastagens nativa , erosão , desertificação e assoreamento são algumas das principais degradações características do pampa decorrentes da industrialização , da introdução de espécies exóticas e da pratica inadequada da agricultura no bioma pampa.

A  introdução de espécies exóticas como o eucalipto traz sérias consequências ao ambiente nativo da região, por ser uma espécie que precisa de muita água ela acaba por retirar nutrientes de outras plantas originárias do local para se proliferar , fato este que gera desequilibro ecológico podendo causar total transformação do bioma. Dando como exemplo o eucalipto, mas não se esquecendo de que ele é apenas uma das muitas espécies que se introduziram ao ambiente. E que cada vez mais a prática de plantações comerciais se torna presente no bioma.
A pecuária exercida de forma irregular onde fazendeiros soltam seus animais na vegetação e esses acabam por pisotear o solo impedindo a regeneração das plantas. Isso acarreta na desertificação (o solo pobre em nutrientes não tem condições de se regenerar e dar lugar a novas plantas).

9 comentários: